Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de março de 2011

Fotógrafo

Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange actividades profissionais em campos como, por exemplo:
fotografia de filmes;
fotojornalismo;
fotografia de publicidade;
fotografia de natureza;
fotografia de moda;
aerofotografia;
fotografia subaquática;
fotografia documental;
fotografia de guerra;
fotografia panorâmica.

Curso de Fotógrafo
      A arte de fotografar é algo que só se aprende e se desenvolve com muita prática. Contudo, existem muitas técnicas, algumas delas difíceis, e, como em tudo, é também necessário um acompanhamento pessoal e uma formação teórica para o ajudar a chegar mais longe.
Nesse sentido, efectuar um curso de fotografia é altamente recomendável, quer esta actividade seja apenas um passatempo, quer tenha um papel mais importante na sua vida.

Vantagens de ser fotógrafo
Ao ter a profissão de fotógrafo pode-se conhecer o mundo, pessoas e muitas mais coisas.
      Podem ter uma visão artística e criativa que qualquer outra pessoa pode não ter, pois aquilo que a nós é indiferente para eles é arte.
      Os fotógrafos têm a vantagem de viajar pelo mundo e conhecer tudo aquilo que nele habita.


Desvantagens de ser fotógrafo
Às vezes a sua profissão não é muito lucrativa e também pode tornar-se muito cara. Além disso têm que ser críticos em relação ao aspecto do seu trabalho.
      Têm também de ter uma boa habilidade com câmaras pois se tiverem que fotografar uma acção que ocorra de forma rápida a fotografia não pode ficar desfocada.

Exemplos de alguns fotógrafos mais conhecidos no mundo
Sebastião Ribeiro Salgado - é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da actualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de Abril de 2001, dedicou-se a fazer crónicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prémios e homenagens na Europa e no continente americano.
Pedro Martinelli - nasceu em 1 de Janeiro de 1950 e começou no jornalismo como fotógrafo em "A Gazeta Esportiva" (1967). Passou pelo "Diário do Grande ABC" (1968-1970) e "O GLOBO" (1970-75), quando cobriu a expedição de contacto dos índios Kranhacãrore (hoje chamados Panará).Trabalhou depois em "Veja" (1976-83) e chefiou o "Estúdio Abril" (1983-94). Desde 1994, dedica-se à documentação da vida do homem da Amazónia, da qual resultou em livro.Em 1970, quando o regime militar botou em marcha os primeiros acordes do chamado "Plano de Integração Nacional" e iniciou a construção de rodovias que cortariam a floresta amazónica, Pedro, então com 20 anos, foi escalado pelo jornal "O Globo" para cobrir a célebre expedição de "atracão" dos chamados Kranhacãrore, os "índios gigantes", na rota da abertura da rodovia Cuiabá-Santarém.

Elementos do grupo: Bruno, Cláudia, Joana, Miguel Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário